Homicídio de Carlos Castro - Atentado do direito à diferença!?

Renato Seabra confessou à polícia de Nova Iorque que "matou Carlos Castro para se ver livre de demónios, ver livre de vírus…". Como consequência, a acreditar nas muitas informações veiculadas pelos diferentes órgãos de comunicação, poderá vir a ser acusado de homicídio em segundo grau. O modelo, segundo notícia publicada no jornal Diário de Notícias de 10 de Janeiro de 2011, contou que agrediu o cronista durante mais de uma hora e, de seguida, lhe mutilar os órgãos genitais com um saca-rolhas. 

Este caso amplamente divulgado nos media, pelos contornos bizarros e o desfecho em si, tem chocado milhares de pessoas e tem despertado as mais variadas opiniões e comentários, muitos deles, no nosso entender, de teor homofóbico. Não é natural a maioria das pessoas apenas abordar este assunto tendo em conta as orientações sexuais dos envolvidos e não o crime em si.

Sendo UniCD um blog ligado a temas no âmbito da discriminação, sentimo-nos na obrigação, em nome do direito à diferença e de muitos outros direitos, de mostrar aos nossos leitores até onde a crueldade das pessoas pode chegar. Não estamos aqui, nem é essa a nossa intenção, julgar ninguém, até porque não temos esse direito. O que nos preocupa é a maneira como as pessoas reagem a este tipo de informação/notícias.
Exemplo disso, os comentários desagradáveis que encontrámos em pesquisas que fizemos que revelam como este acontecimento, de forma intencional e discriminatória, tomasse proporções que foram muito além dos protagonistas Carlos … e Renato… passando a envolver todos os homossexuais.

A par de um vídeo a circular no youtube, encontramos uma série de comentários, sendo um deles extremamente chocante, sendo uma afronta aos padrões de igualdade que todos deveriamos fazer um esforço, para que fizesse parte dos nossos valores enquanto cidadãos livres mas responsáveis, o comentário é o seguinte:

"O jesus entrou na alma deste jovem e fez esse gay pagar por um estilo de vida indecente. Amen"

Ainda no seguimento dessa pesquisa encontramos um grupo na página Facebook, que no entanto por ser denunciado deixou de existir, acerca deste caso, com título de carácter extremamente homofóbico.

Para finalizar, reforçamos a ideia de que todos temos direito à igualdade, e não deveríamos ser discriminados pelos nossos pensamentos, pela nossa raça, pelas nossas orientações sexuais, etc.
Exaltamos o direito à diferença assente no princípio de que a Liberdade é o Direito de dizermos e fazermos tudo aquilo que não vá contra os Direitos dos outros.

Pelo Direito à Diferença, …Contra a Discriminação!

Banco Alimentar Contra a Fome

Neste fim-de-semana, dia 27/28, vamos ajudar o Banco Alimentar de Braga na campanha de recolha alimentar nos hipermercados Pingo Doce e Lidl, em Vieira do Minho.

~


Sê solidário! Uma pequena contribuição, será uma grande ajuda. Milhares de pessoas agradecem.